9 de junho de 2011

FORMAÇÃO LITÚRGICA


Homilia: trazer o Evangelho para hoje
Pe. Rodrigo Carneiro Paiva Mendes


         Depois da proclmação do Evangelho, o padre inicia a homilia, que é o prolongamento da Escritura para dentro do momento de hoje e para a comunidade presente em ligação ao tempo litúrgico vivido. O termo grego homilia, reflete uma experiência humana de estar em companhia, de ajuntar-se, de conversar, de ter e estar em relacionamento profundo. Na missa a homilia deve criar entre o padre e os fiéis um relacionamento de proximidade, de companhia, de presença e não de distância.
         A homilia é uma ajuda para os fiéis fazerem uma releitura da Bíblia para a sua vida presente. A Palavra de Deus nos pede sempre conversão, mudança de mentalidade. A leitura atualizada da Escritura na homilia põe diante de nós o caminho a ser trilhado, abandonando o lugar parado em que estávamos. A homilia é o incentivo à mudança de vida, a avançarmos para as águas mais profundas, deixando para traz a comodidade e a segurança da margem.
         A homilia nasce do coração de da inteligência do pregador. Quanto mais ele penetra o texto, mais ele tem a comunicar aos fiéis. O cristão é chamado a se familiarizar com os textos bíblicos, fazendo crescer em seus corações o sentido bíblico da fé e assim com a ajuda do pregador trazer para a vida atual como luz as Palavras Sagradas. Para isso é preciso dedicação e atenção. Seria bom que ao final da homilia, embora com o coração lento em crer, dizer como os discípulos de Emaús: “Não nos ardia o coração quando pelo caminho nos falava as Escrituras?”(Lc 24,32)

Um comentário:

  1. Muito boa sua explanação sobre homilética, realmente precisamos ir a fundo no texto e trazermos para hoje. A homilética é quase uma máquina do tempo não é mesmo? Ir até o passado e trazer para hoje mais de 2000 anos depois.

    ResponderExcluir