30 de abril de 2011

FORMAÇÃO LITÚRGICA


EVANGELHO: JESUS SE COMUNICA

Pe. Rodrigo Carneiro Paiva Mendes


             Na Missa, após uma aclamação, é proclamado o Evangelho, que significa: Boa Nova, Boa Mensagem, Mensagem de Salvação. Escutamos as leituras sentados, na posição de escuta, de atenção e de assimilação, o Evangelho se ouve de pé. Posição de prontidão, do soldado que vigia as portas da casa ou da cidade. Estamos prontos para ouvir a mensagem maior da fé, levando-a ao mundo inteiro. “ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a todas as criaturas” (Mc 16,15). Estamos prontos para viver esta mensagem de Jesus e dar a vida por ele, como fizeram muitos até hoje?
            Ouvimos de pé, na posição de respeito e delicadeza, como nos levantamos diante de uma pessoa respeitável pela idade, pela dignidade, pela amizade. A proclamação do Evangelho merece atenção e acolhida. É um presente em palavra e vida que Jesus nos deixou. O livro dos Evangelhos fechado é papel e tinta, mas proclamado em comunidade é Palavra de vida eterna, porque vem de Deus.
            “O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!” Resposta maravilhosa que faz a comunidade consciente daquele em nome do qual ela esta reunida, de quem ela vai ouvir a Palavra, com quem ela se compromete a escutá-la. É o Senhor Jesus Cristo Ressuscitado que esta no centro da celebração e em torno dos que se reúnem movidos pela fé. “Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, indicando o nome do Evangelista. “Glória a vós Senhor!”Reconhecemos externamente a grandeza de Cristo. A sua santidade manifesta-se nas Palavras que vamos ouvir. Esperemos ansiosos por ela e por isso proclamamos a glória de quem as proferiu.
            O Evangelho é Palavra de Salvação, pois como a Samaritana a beira do poço, somos convidados a reconhecer enquanto cristãos: “não é somente por causa de teus dizeres que nós cremos; nós mesmos o ouvimos e sabemos que ele é verdadeiramente o Salvador do mundo”(Jo 4,42). Assim no final da proclamação do Evangelho, dizemos que nós cremos porque ouvimos e sabemos da beleza das suas palavras e não somente porque o ministro anunciou. Segue-se o beijo do livro dos Evangelhos pelo ministro, gesto de amor e intimidade para com as palavras do Salvador.
            Enfim é preciso cada vez mais aprofundar nosso interesse pelo conhecimento da Palavra de Deus, saindo de um fundamentalismo fechado, pois cada trecho do Evangelho carrega uma mensagem a ser interpretada e atualizada pela comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário